Vitrine do Governo, um app de transparência e eficiência da administração pública

Nos dias atuais, uma gestão eficiente é aquela que dá condições ao cidadão de ter acesso a todos os serviços da administração pública de forma rápida e segura. E para chegar neste nível de excelência é preciso estar 100% no meio digital, seja para prestar atendimento à população, seja para prestar contas do trabalho realizado pela gestão municipal. 

O aplicativo social Transparência e Eficiência da Gestão Governamental – Vitrine do Governo, cumpre um importante serviço de utilidade pública, oferecido pela gestão, na área de acesso à informação institucional. De maneira didática e intuitiva ele é otimizado para viralizar conteúdo relevante sobre a gestão e de interesse da população. 

De acordo com Christiane Liberatori, CEO da Campanha Digital, desenvolvedora do aplicativo, o Vitrine do Governo foi feito para dar mais transparência à administração e ampliar o relacionamento entre prefeitura e cidadão, garantindo que a gestão municipal se ajuste à atualidade digital de todos os serviços e relacionamentos e oferecendo acesso às informações da gestão.

“A ideia é valorizar com transparência o trabalho institucional, com consciência da oportunidade de unir dispositivos, aplicações e dados de forma inteligente, segura e acessível, com foco em potencializar a transparência sobre as ações governamentais e sobre o próprio governo de suas ações e obras públicas”, explica.

Entre as funcionalidades do Vitrine do Governo está a apresentação de conteúdo em diferentes formatos, com operação integrada simultaneamente ao site e ao Facebook do governo.  “Ele pode ser acessado via internet por qualquer cidadão, utilizando seus celulares e computadores pessoais ou totens interativos aberto ao público, instalados pela gestão em órgãos públicos de grande circulação”, explica Liberatori.

A plataforma é extremamente flexível, desenvolvida para aproximar a administração dos cidadãos, fazendo chegar à população todos os trabalhos desenvolvidos pelo governo, dando a oportunidade do cidadão conhecer o trabalho, gerando interatividade entre o poder público e a sociedade, fortalecendo assim a imagem institucional.

“Em uma única tela e de forma interativa, todas as obras e ações da gestão ficam sinalizadas via satélite no mapa. Os cidadãos visitam as obras no mapa e podem interagir curtindo, comentando e compartilhando com toda sua rede de amigos”, afirma Liberatori.

Outro destaque do aplicativo é filtrar as obras por data, secretaria ou órgão responsável pela execução e até mesmo a destinação de verbas para determinada ação. Cada obra, ação ou verba destinada fica sinalizada no mapa com um ícone correspondente ao assunto de interesse. O cidadão clica em um ícone e consegue visualizar as fotos ou vídeos de antes e depois da obra, além de um resumo do que está sendo feito. 

Segundo Liberatori, essa é a maior ferramenta construída pela Campanha Digital nos últimos tempos, capaz de dar a visibilidade necessária às ações do governo, do início ao fim da gestão, sem deixar de fora nenhuma ação realizada pela administração.

Totens Interativos

Para incluir os cidadãos que não possuem acesso à internet, o aplicativo Vitrine do Governo pode ser instalado em “totens” espalhados estrategicamente em pontos de grande circulação . O sistema de comunicação institucional virtual se materializa fisicamente com a utilização de hardwares associados ao aplicativo produzidos pelo projeto.

“Os equipamentos respondem aos comandos do usuário que está interagindo com o Vitrine do Governo e são programados para oferecer ao cidadão o ambiente interativo do aplicativo e sistema de gestão dos serviços do governo”, destaca Liberatori.

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Fale com a Campanha Digital
Inicie uma conversa pelo WhatsApp aqui.