Prospecção e qualificação de leads: a estratégia perfeita para aumentar suas vendas e faturamento

Muitas empresas precisaram se reinventar depois da pandemia da Covid-19, sobretudo no e-commerce. A obrigatoriedade de manter os comércios fechados para impedir a propagação do vírus fez com que empresas e comércios começassem a olhar com mais carinho para o comércio virtual, já que era a única forma de se manter no mercado.

No entanto, mesmo no caso de marcas que já estavam inseridas no mundo digital antes da pandemia, a tarefa de qualificar leads não é fácil. Qualificação de leads nada mais é do que segmentar os prospects que têm probabilidade real de compra. Usar a qualificação de leads para focar os esforços de aquisição de clientes é uma das melhores formas de otimizar os resultados do time de vendas. Na prática, isso significa uma relação muito mais interessante entre o custo de aquisição de clientes e o quanto você vai ganhar com este cliente.

Um dos principais motivos para qualificar os leads é conhecê-los melhor, aumentando a probabilidade de fechar negócio, sempre tendo em mente que para um processo de vendas bem-sucedido, a etapa de qualificação deve ser assertiva, com base em dados concretos. Empresas que trabalham com “achismo”, `’intuição” e “sobrinhagem” acabam perdendo o timing desta etapa e, o que é pior, tendo prejuízo com estratégias mal-elaboradas..

As principais vantagens de um processo de prospecção e qualificação com base em dados são:

  • Aumento da taxa de conversão;
  • Redução do funil de vendas;
  • Redução do CAC;
  • Previsibilidade de vendas;
  • Replicabilidade de modelos de sucesso;
  • Alinhamento das equipes;
  • Aceleração do ROI.

A Campanha Digital, empresa especializada em processamento de dados, com mais de dez anos de experiência no mercado, oferece o Data Science & Analytics, um serviço que orienta a tomada de decisão através de planejamento das estruturas de bancos de dados, tipos de variáveis e suas escalas de mensuração, estabelecendo estratégias de analytics para modelos de decisão e gerenciamento de risco, avaliando estratégias que envolvam os bancos de projetos de tecnologia da informação, inteligência artificial, big data e data mining. 

Prospecção de leads

Saber prospectar um lead é tão importante quanto qualificar o mesmo. O primeiro passo para transformar usuários comuns em leads é convencê-los a se cadastrar em algum formulário de inscrição, seja landing pages, redes sociais, Google etc. Mas não adianta somente ter o cadastro das “personas”, é preciso entender quem são, para saber como direcionar os conteúdos oferecidos nos canais de atração e conversão. 

A persona é uma descrição detalhada do seu cliente ideal. Não apenas considerando dados como idade, gênero e localidade, mas principalmente dados como: interesses, comportamentos, necessidades, problemas que enfrenta e desafios. Definindo a persona, a empresa sabe o que falar com ela, o que atrai a atenção dela e que tipo de material é útil, evitando perder tempo com direcionamentos equivocados. 

Assim, após definir a persona atendida pela empresa, você é capaz de entender com quem falar, o que falar e onde falar. Para auxiliar nesta etapa de prospecção e qualificação, a Campanha Digital indica os serviços de Robotracking, para rastreamento e captação de leads, Inbound Marketing, que é uma ação importante para aumentar a audiência e orientar suas ações de atração e conversão, Landing Pages, além do próprio serviço de qualificação e organização de prospecção, aprimorando o potencial de sua força para conversão de novos associados, gerenciando as oportunidades, priorizando ou descartando leads no início do processo de prospecção, diminuindo custos e otimizando o tempo.

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